Preparo do água do mar sintética

12/02/2017 19:10

Alguns aquaristas nos questionaram sobre qual seria a melhor forma de preparar a água do mar sintética. O uso corrente é colocar o volume de água desejado num recipiente, adicionar o sal e ligar uma bomba poderosa para "bater" a solução até a sua total dissolução.... Isso pode significar mais de 24 hs, para alguns clientes!

Apesar desse método ser muito difundido, está longe de ser o ideal.... Vejam, a água de RO ou deionizada é "ávida" por qualquer espécie que possa ser dissolvida no meio - e a espécie mais facilmente encontrada é o CO2 do ar... Este CO2 é absorvido pela água, formando-se um ácido fraco, o ácido carbônico, H2CO3 (esta é a espécie formada nos reatores de cálcio, quando CO2 é injetado no reator, e é o responsável pela dissolução da mídia.). 

Mas este ácido carbônico vai consumir um pouco da reserva alcalina do sal, quando de sua dissolução, empobrecendo a água da sua TPA... Além disso, pode favorecer a precipitação dos sais de cálcio adicionados, na forma de carbonatos insolúveis, levando à turvação da água; em casos extremos, observa-se um aspecto leitoso... Isso é especialmente observado em dias mais frios, quando a temperatura da água é inferior à 18 - 20°C.

Como, então, preparar a água de TPA de melhor qualidade e de forma mais eficiente? Se vocês precisam preparar até 30 litros, uma escumadeira de cozinha (em inox) pode ser empregada. O método é o mesmo usado para fazer um copo de água com açúcar: coloca-se a água no balde, adiciona-se o sal e mistura-se com a escumadeira, agitando simplesmente com a mão. Misture por alguns minutos, aguarde a solução clarear, agite mais um pouco se ainda houver material não dissolvido, e pronto! Não é necessário gastar energia elétrica!...

Quando os volumes são maiores, acima de 50 litros, pode ser mais conveniente usar uma haste de inox (vide foto), feita com material comprado em sucateiros. A haste tem cerca de 60 - 70 cm de comprimento, e é terminada por uma chapinha de uns 8 cm, fixada na extremidade . Essa haste pode ser acoplada a uma furadeira doméstica e é suficiente para preparar 200 litros de água em 5 minutos. O método é o mesmo: adiciona-se o sal à agua e agita-se com a haste na furadeira por cerca de 2 minutos. Aguarde a solução clarear, agite por mais um minuto, e em geral a água já estará pronta para uso.

Este método é válido para qualquer sal sintético, independente de sua marca ou origem. Esperamos ter ajudado!

Voltar

Contato

Veromar Ind. e Com. de Produtos para Aquicultura Ltda. - ME
Rua Rodrigo Ribeiro de Melo, 139
Real Parque
13082-780 - Campinas - SP

(19) 99214-1827

© 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode